Pensando em você, que se vê perdido diante de tantos termos desconhecidos em seu vocabulário, preparamos o dicionário do empreendedor.
A
Aceleradoras
Aceleradoras são instituições de capital privado que financiam empresas e startups com alto potencial de crescimento, que podem atingir um público muito grande.
São compostas por empresários e empreendedores de sucesso que desejam investir em ideias para alcançar um lucro em curto prazo.
Além de apoio financeiro, as incubadoras do século XXI, oferecem mentoria e treinamento para que o negócio consiga se desenvolver.
Em troca essas instituições ganham visibilidade e de 5% a 15% das cotas das empresas que oferecem suporte.
Aceleração
É um programa de desenvolvimento focado no rápido crescimento de startups, com duração que pode variar entre 3 meses e 1 ano, dependendo de cada Aceleradora;
Afiliado
Afiliado é alguém que indica produtos de outras pessoas, seja um produto digital ou físico, com o intuito de receber comissões por essas indicações. Para isso, o afiliado participa de um programa de afiliados, que é o que permite que ele escolha produtos para promover sobre os mais diversos nichos que ele possa ter interesse.
Análise Swot
A sigla SWOT deriva das palavras inglesas Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Método de gestão que posiciona e verifica os ambientes interno e externo das empresas por meio da identificação dos seus pontos fortes e fracos, e das suas oportunidades e ameaças.
Angels
Vide Investidor-anjo
Aporte
De maneira geral, aporte é um subsídio dado para determinados fins. Para empreendedores, é o investimento financeiro investido na sua empresa.
Autogestão
Modelo de organização empresarial no qual os colaboradores passam a ter um controle efetivo dos meios de produção e participação democrática dentro da empresa, ou seja, mais autonomia.
B
Benchmarking
Processo de avaliação de uma empresa em relação à concorrência.
É feito através de uma investigação minuciosa, com foco em identificar os diferenciais competitivos e características dessas empresas, com o intuito de aperfeiçoar os seus próprios métodos e produtos para superar a concorrência.
Não se trata de uma imitação de mercado e, tampouco, uma cópia, mas de um processo de pesquisa que permite ao empreendedor comparar seu negócio com a concorrência.
Board
São os chamados “conselhos de administração”. O grande diferencial de profissionais que passam a atuar em um conselho administrativo é a diversidade de contribuições que podem oferecer a empresa.
Bootstrapping
Processo no qual o próprio empreendedor financia os gastos, ideias, pagamentos e projetos da sua empresa, sem contar com a adição de capital externo de outras instituições.
Brainstorm
É uma palavra em inglês cuja tradução significa “tempestade mental” ou "tempestade de ideias". É uma metodologia que explora as ideias de um grupo de pessoas visando a obtenção das melhores soluções de problemas ou situações.
A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado.
Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.
Break Even Point
Significa “Ponto de Equilíbrio”. Momento em que a empresa consegue ter um faturamento suficiente para pagar seus custos (fixos e variáveis) e despesas e, a partir daí, se tornar lucrativa.
Equivale à fase em que os custos de uma empresa equivalem às receitas. Ou seja, neste período o lucro foi zero, mas também foi zero o prejuízo.
A partir desse ponto o investidor deixa de ter prejuízo e começa a equilibrar o capital investido. Assim sendo, tudo que estiver acima desse ponto, é lucro.
Breakthrough
Desenvolvimento, descoberta, conquista, invenção, melhoria. Ou seja, um avanço em determinada área da empresa.
Briefing
Dados e informações que vão dar suporte e criar um roteiro de ação para determinado trabalho ou atividade.
BSC
Balanced Scorecard (BSC), ou Indicadores Balanceados de Desempenho. É uma metodologia de gestão que mede o desempenho das empresas, atuando como complemento ao planejamento estratégico.
Budget
Orçamento empresarial elaborado anualmente, levando em consideração fatores econômicos, de mercado, capacidade de produção, entre outros.
Nele, estão contidos os gastos, receitas e projeções, sendo considerado um plano estratégico financeiro. É muito importante, pois através dele é possível estabelecer os planos de vendas e produção com uma boa previsão das finanças no período abordado, que geralmente equivale a um ano.
Burn Rate
Literalmente, velocidade de combustão. Ou seja, a velocidade com a qual uma companhia acaba com seus recursos financeiros.
Business Intelligence
O termo Business Intelligence (BI) significa "inteligência de negócios” e refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados de diversos sistemas, cujo produto final são informações qualitativas que permitem maior segurança no processo de tomada de decisão.
Business Model
Utilizado na fase de criação de uma empresa, o business model traz as técnicas e processos que os empreendedores precisarão enfrentar para tirar as suas ideias do papel, como as atividades realizadas, o relacionamento com os clientes, a situação do mercado, os custos e orçamentos, dentre outros aspectos.
Business Plan
É o plano de negócios das empresas. É ele quem delimitará como será feito o seu business model.
Esse planejamento traz os dados da empresa, sócios, descrição de produtos e serviços, estratégias de comunicação e marketing, métricas, e assim por diante.
O business plan geralmente é o documento apresentado para investidores durante a apresentação da empresa.
B2B
A sigla B2B (Business to Business), ou “empresa para empresa”, é muito utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais realizadas entre empresas. Não há a participação do cliente final na transação.
B2C
É uma sigla para Business to Commerce ou Business to Consumer, cuja definição é “Empresa para Consumidor” se aplica às transações comerciais entre empresas — indústria, distribuidor ou revenda — e consumidor final, por meio de uma plataforma de e-commerce.
C
Capital de giro
Refere-se aos recursos financeiros que a empresa tem para custear suas despesas operacionais do dia a dia ou quaisquer outras necessidades da gestão do negócio ao longo do tempo.
São os recursos utilizados para cobrir cursos extras da empresa e para mantê-la caso haja problemas, períodos de recessão ou quando a receita de clientes está baixa.
Esse investimento é responsável por manter a sustentabilidade da empresa, mesmo em fases difíceis.
Captação de recursos
Como o nome sugere, captar recursos é o esforço feito para obter investimentos, seja através de empréstimos bancários, agências de fomento, fundos de financiamento ou investidores-anjo.
Canvas
Também conhecido como Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios), trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico que permite criar cenários (modelos) de negócios novos ou existentes. O Canvas é composto de quatro etapas: o que, quem, como e quanto.
O método Canvas é um modelo de negócios, ou business model, muito utilizado no mundo empreendedor.
Sua estratégia consiste em planejar e desenvolver os valores e metas de uma empresa, através de um mapa visual formado por nove blocos com tópicos como: segmentação de clientes, custos, recursos e parcerias, fontes de receita, atividades principais, dentre outros.
CEO
É a sigla em inglês para Chief Executive Officer, que significa “Diretor Executivo”, em Português. Tal profissional é responsável pela administração geral de uma empresa.
Cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de presidente, diretor geral, entre outros. Quando existem os dois, o presidente exerce um cargo mais alto.
CFO
Sigla inglesa para Chief Financial Officer — ou “Chefe do Setor Financeiro”, em português. O CFO é responsável por toda a administração e planejamento financeiro de um negócio.
Chairman
Presidente do conselho que dirige a organização.
Cloud computing
Cloud computing é o nome em inglês para “computação em nuvem” ou "armazenamento em nuvem".
A expressão se refere ao uso da memória, e processamento, de servidores e programas de internet seja para armazenar arquivos ou acessá-los de maneira mais prática.
Os dados são armazenados na Internet por meio de um provedor de computação na nuvem, que gerencia e opera o armazenamento físico de dados como serviço.
CMO
CMO (Chief Marketing Officer), ou “Diretor de Marketing”, em português, é o profissional responsável em conduzir as ações de marketing da organização.
Coaching
Processo de treinamento com metas bem definidas e uma relação de comprometimento com os resultados.
Commodities
Em português significa “mercadorias”. Refere-se a produtos essenciais à economia que, muitas vezes, servem como matéria-prima, não sofrendo grandes alterações por processos industriais, como leite, petróleo, soja, cereais, entre outros. Têm o preço regulado por fatores referentes à oferta e à demanda, e não pelo produtor.
Compliance
Termo inglês que significa “agir de acordo com uma regra”; envolve assegurar que o negócio esteja cumprindo com todas as determinações dos órgãos regulatórios, dentro de todos os padrões exigidos no segmento em que atua.
COO
Sigla inglesa para Chief Operating Officer, ou Diretor de Operações ou Executivo de Operações, em português. Ele é o principal auxiliar do CEO e tem a função de coordenar as rotinas operacionais.
Core Business
Core Business, ou Núcleo do negócio, é aquilo que a empresa faz de melhor, seu ponto forte que é trabalhado de maneira estratégica, seu diferencial, levando em consideração o mercado, os clientes, produtos e tecnologia.
Este conceito tem uma importância muito grande, já que define qual o foco da empresa dentro do mercado. Como exemplo, podemos citar a empresa Nike, que apesar de investir em outros produtos, tem seu foco na produção e fabricação de tênis de alta tecnologia.
Coworking
Coworking é um espaço compartilhado por várias empresas ou profissionais de diversos ramos.
Já é considerado uma tendência, com várias unidades assim espalhadas pelo país. O Coworking é uma nova maneira de repensar os locais de trabalho, sendo bastante utilizado por profissionais autônomos que desejam um ambiente mais neutro que o home office ou locais públicos.
Traz benefícios como a possibilidade de troca de ideias, experiências, conhecimentos e aumento do networking (rede de contatos).
CRM
Sigla inglesa para Customer Relationship Management — ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. Uma estratégia que busca identificar com antecedência as necessidades dos clientes para atendê-los da melhor forma.
Visa criar e manter um bom relacionamento com o consumidor.
Crowdfunding
O crowdfunding, ou “financiamento pela multidão”, é um financiamento coletivo em que várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro (geralmente pela internet) em determinado tipo de negócio para dar início a uma ideia empreendedora
Uma tendência atual de empresas e startups que estão em busca de um financiamento para tirar as suas ideias do papel, o crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, é feito através de plataformas online especializadas.
É a famosa “vaquinha”, mas nesse caso são oferecidas recompensas e, em muitos casos, a oportunidade de o consumidor testar os produtos da empresa antes que eles cheguem ao mercado.
CROWDSOURCING
Trabalho de forma colaborativo onde as pessoas ou empresas ajudam em uma determinada ação para gerar conteúdo, solução de problemas, fluxo de informações etc para um único resultado.
Pode haver ou não remuneração financeira. É executar um trabalho com a ajuda de terceiros.
COMPORTAMENTO
Atitude, forma de agir e de se comportar. Importante para realizar efetivamente seus projetos.
CUSTO DE MATERIAL
Custo do material usado no produto. (Ingredientes de uma torta por exemplo ou os materiais como folder e cartazes na divulgação de um evento)
CUSTO FIXO
É a soma de todas as despesas mensais de um empreendimento que esteja funcionando mesmo que ela não tenha nenhuma venda. Mesmo que o custo tenha variação.
CUSTO VARIÁVEL
Custo de materiais, insumos ou serviços que eventualmente sejam necessários. Por exemplo: a energia elétrica mensal de um espaço pode ser variável, mas está dentro dos custos fixos. Já a compra de uma lâmpada, que eventualmente queimou, está nos custos variáveis.
Custo por Clique (CPC)
Neste tipo de programa, o Afiliado é remunerado por clique, ou seja, ele ganha toda vez que alguém clicar no banner, pop-up, ou qualquer publicidade que estiver em exibição no seu blog, site ou redes sociais. Nesse caso, a remuneração do Afiliado dependerá diretamente do desempenho da campanha do anunciante.
Custo por Ação (CPA)
Já no custo por ação, o Afiliado só é remunerado se os usuários clicarem na publicidade e realizarem alguma ação na página de destino do anúncio, que pode ser realizar um cadastro, solicitar um orçamento ou fazer uma compra.
Nesses casos, não basta veicular a publicidade, o Afiliado terá que utilizar a sua influência para endossar o produto e convencer as pessoas de que aquela oferta é confiável.
Custo por Mil Impressões (CPM)
No formato Custo Por Mil Impressões (CPM), o anunciante paga um valor fixo para o Afiliado, quando o banner publicitário alcança mil visualizações. Vale ressaltar que o número de impressões é equivalente à quantidade de pageviews do blog, partindo do pressuposto de que quem navega em uma página já está sendo impactado pela publicidade que está ali.
Portanto, o CPM é interessante para o Afiliado que tem muitos acessos, pois ele será remunerado de maneira recorrente, independentemente do número de visitantes que clicarem no banner.
Custo por Venda (CPV)
Neste modelo, o Afiliado só recebe a comissão quando o link compartilhado por ele gera vendas e é a melhor opção para o pequeno Produtor.
As vendas feitas por Afiliados são identificadas por meio de links exclusivos para cada afiliado gerados pela plataforma, cada vez que alguém solicita afiliação a um produto.
É esse link que permite que as comissões sejam processadas automaticamente no momento da compra.
Customer Development
Empresas iniciantes costumam enfrentar problemas ao definir seu modelo de negócios por fazerem uma visão errônea sobre o mercado em que atuam.
O Customer Development permite que tudo possa ser testado, validado e mudado quando preciso, mesmo que o produto já tenha sido lançado.
D
Deadline
Prazo máximo para a entrega de determinada atividade ou trabalho.
Deal Breaker
É o fator crucial que impede uma negociação seja fechada, é o momento da quebra de um acordo e um dos maiores pesadelos dos empreendedores.
Design Sprint
Design Sprint é uma maneira ágil de conceituar e tangibilizar uma ideia, um produto, suas implementações e funcionalidades em um curto espaço de tempo.
Durante cinco dias de intenso trabalho, juntam-se práticas de estratégias de negócios, inovação, ciência do comportamento, design thinking, entre outras.
Design Thinkin
É uma abordagem que utiliza a participação de seus stakeholders (interessados) na busca de soluções aos problemas. Todos os envolvidos na ideia participam e ficam organizados em equipes multidisciplinares.
É o conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.
Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto.
Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, o design thinking tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas.
Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.
Assim, ao utilizar métodos e processos utilizados por designers, o design thinking busca diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras.
Dessa forma, busca-se “mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e assim, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para transpô-las” .
Para que tal ocorra, O Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade
Downsizing
Em português significa “achatamento”, ou seja, enxugar ao máximo os processos (eliminando tarefas, procedimentos e mão de obra desnecessária) para tornar a empresa mais eficiente e competitiva.
Drag Along
Cláusula dos contratos societários que exige que sócios minoritários vendam suas partes das empresas para compradores, caso os majoritários também o faça.
Due Diligence
É um processo de auditoria feito por investidores, no qual são avaliadas todos os setores, business model, business plan e até as possíveis irregularidades de uma startup.
É uma etapa delicada, geralmente feita por especialistas.
Dumping
Prática comercial que consiste em vender os produtos a preços abaixo do custo de produção.É uma estratégia que visa eliminar a concorrência ou chamar a atenção do consumidor.
E
Earnout
Acordo específico que garante a atuação em uma empresa e uma compensação financeira para um empreendedor, caso ele venda o seu negócio.
Ebitda
Sigla para “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que em português significa “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (Lajida).
Significa o que a empresa consegue gerar de receita, sem levar em consideração o abatimento de impostos e efeitos financeiros de qualquer natureza.
E-commerce
Nome em inglês para “comércio eletrônico”, o e-commerce é uma palavra importante para empreendedores por ser uma das maneiras mais rentáveis de ter o próprio negócio.
Com ele é possível expor e vender os seus produtos por meio de dispositivos móveis e computadores, através de plataformas eletrônicas.
São verdadeiras lojas virtuais em que o consumidor pode comprar sem sequer sair de casa.
Empreendedor
Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras, e transformando seu empreendimento em negócio lucrativo.
O empreendedor é capaz de identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras.
O empreendedor deseja realizar, executar, deixar sua marca e fazer a diferença.
Empreendedor Digital
Empreendedor digital é aquele que oferece seu produto ou serviço através da internet, com o objetivo de obter lucro. O e-commerce – todo comércio realizado online permite diferentes maneiras de negócios para o empreendedor.
Lojas, fábricas, artesões, produtores individuais, entre ouros, podem empreender na rede através de um site construído especificamente para a venda de produtos ou através de links patrocinados, redes sociais, e-mail etc.
Empreendedor Social
É o empreendedor que atua com negócios com fins lucrativos, mas com proposta social. Ocupam o chamado setor 2.5
É aquele indivíduo que busca soluções inovadoras para os problemas que surgem numa sociedade. O empreendedor social atua como agente de mudanças, buscando novas ideias, criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor.
As empresas sociais, diferentes das ONGs ou das empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para por meio de uma atividade lucrativa, buscar soluções para os problemas sociais.
Empreendedorismo
Empreendedorismo é o ato de empreender, ou seja, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade. No mundo dos negócios, o termo se refere à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação, muitas vezes relacionado com a criação de empresas ou novos produtos.
Endomarketing
Estratégia de marketing voltada para ações internas da empresa, reduzindo o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atraindo profissionais qualificados para atuar no negócio.
Escalabilidade
É a capacidade de um negócio crescer de maneira rápida e efetiva, com o intuito de atender um mercado consumidor de massa ou um grande público.
A escalabilidade tem como objetivo o aumento do volume nas atividades de produção, mas sem a ampliação dos custos do negócio, sem perder as qualidades que lhe agregam valor.
Ou seja, um negócio com boa escalabilidade pode multiplicar sua renda sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção, gerando assim um alto potencial de expansão.
Um negócio escalável é aquele que tem potencial de crescimento muito forte e pode até ser internacionalizado, sem necessidade de maiores investimentos.
ERP
ERP (Enterprise Resource Planning) ou “Sistema de Gestão Empresarial”. Refere-se a componentes de software que integram todos os departamentos da empresa, facilitando a comunicação e otimizando os recursos e o tempo de execução.
F
Faturamento
Faturamento é o montante financeiro que entra no caixa da empresa em determinado período de tempo, contabilizado a partir de vendas dos seus produtos e/ou serviços. Quando está em alta, revela que todos os esforços destinados ao aumento de participação em determinado mercado, proveniente das vendas, estão no caminho certo.
Feedback
É um "retorno" ou "resposta" que uma pessoa avaliada recebe sobre seu desempenho e os pontos que devem ser melhorados
Follow-up
Follow-up é uma expressão que pode ser traduzida como “acompanhar”. Dentro do contexto empresarial, corresponde a técnica de acompanhar, fazer uma avaliação de uma tarefa anteriormente realizada.
Para melhor entendimento, podemos citar uma concessionária que, após a venda de um carro para o cliente, entra em contato com ele alguns dias depois para saber qual a sua satisfação com o produto adquirido.
No setor de compras de uma empresa, pode ser representado com o acompanhamento do funcionário sobre prazo de entrega de um produto, por exemplo.
Forecast
É uma avaliação realizada mensalmente pela empresa, comparando aquilo que foi levantado no Budget com a situação real do momento.
Franquias
Pode não ser uma novidade, mas as franquias devem fazer parte do glossário do empreendedorismo.
O sistema de negócios se dá quando o proprietário de uma marca cede a outro empresário o direito de vender e distribuir os seus produtos, sempre seguindo um modelo padrão e regras de conduta próprias da marca.
Funil de vendas
O funil de vendas é um modelo que permite identificar cada etapa do processo de vendas e criar estratégias próprias para atrair curiosos ou potenciais clientes e transformá-los em consumidores reais.
G
Gap
Espaço que ainda precisa ser preenchido ou desenvolvido.
Google Analytics
Essa ferramenta do Google é utilizada para acompanhar as visitas e conversões de uma empresa no mundo virtual, e especialmente, dos seus concorrentes.
Growth Capital
É um investimento feito com o intuito de apoiar o crescimento de uma empresa, após ela ter seus produtos e serviços lançados no mercado e já ser conhecida pelos consumidores.
Growth Hacking
Um novo conceito de marketing de conteúdo que preza pelo dinamismo, uso da criatividade e gestão tecnológica inovadora para desenvolver marcas, estratégias e, principalmente, melhorar a experiência dos usuários.
Pode ser compreendido como uma tática de empreendedorismo (aliada ao marketing) que trabalha o crescimento de um negócio por meio de práticas elaboradas a partir de construções empíricas.
É uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos.
Um processo de experimentação rápida em funil de marketing, desenvolvimento de produtos, segmentos de vendas e outras áreas do negócio para identificar as formas mais eficientes de desenvolver um negócio.
Uma equipe de growth hacking é formada por profissionais de marketing, desenvolvedores, engenheiros e gerentes de produtos que se concentram especificamente em criar e engajar a base de usuários de uma empresa.
H
Headcount
Número de pessoas que trabalham numa empresa ou numa determinada equipe.
Headhunter
Pessoa ou empresa especializada em encontrar profissionais talentosos.
Honestidade
Característica ou peculiaridade de quem é honesto; qualidade de quem demonstra integridade, dignidade ou retidão; seriedade ou equidade; diz-se de quem se comporta seguindo os princípios e preceitos morais contemporâneos ou atuais; apanágio ou condição do que ou de quem é íntegro ou decente; qualidade do que possui pureza, decoro, virtude ou castidade.
Horizontalizar
É comprar de terceiros o máximo possível de itens que formam o produto final, ou contratar serviços terceirizados necessários aos processos não fundamentais de produção.
Hurdle Rate
O hurdle rate é uma taxa mínima que um investidor espera receber após apostar e financiar um negócio, de acordo com a sua taxa de risco.
I
Inbound Marketing
É um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. Ele se baseia no relacionamento com o consumidor por meio de conteúdos interessantes, blogs, e-books, entre outros, em vez de propagandas e interrupções.
Incubadora
As incubadoras são instituições privadas ou governamentais que auxiliam micro e pequenas empresas, com ideias, networking, aconselhamento e capital para desenvolverem o seu negócio.
Investidor-anjo
São profissionais experientes que acreditam, e possuem capital disponível, para investir em empresas iniciantes.
Em troca eles recebem um percentual da empresa investida.
Além do dinheiro, esses investidores trazem toda a infraestrutura, mentoria e contatos para fazer o negócio que investiram prosperar.
J
Job Rotation
Rodízio de funções promovido pela companhia com a proposta de capacitar os colaboradores em diferentes setores.
Joint venture
Parceria entre empresas com o objetivo de obter lucros financeiros ou operacionais.
K
Know-how
Saber como fazer alguma coisa. Ou seja, conhecimento adquirido através da experiência em determinado tema ou área.
KPI
É a sigla correspondente a Key Performance Indicator, ou Indicador de Chave de Desempenho, que mede o desempenho de todos os processos de uma empresa para colaborar com o cumprimento de suas métricas e objetivos para o futuro.
L
Lean startup
Lean startup é um conjunto de processos utilizados por empreendedores para desenvolver produtos e atingir mercados com a máxima eficiência, através do ágil desenvolvimento de softwares, adoção de códigos abertos e desenvolvimento de produtos – que contam com a interação direta dos seus consumidores ou clientes.
Método de desenvolvimento de produtos e mercados com agilidade, velocidade e interação com os clientes.
Love Money
O nome carinhoso se refere ao aporte captado por empreendedores com a ajuda das pessoas mais próximas: amigos ou familiares.
Nesse caso não há necessidade de um contrato ou uma avaliação objetiva dos riscos do negócio.
Tudo é baseado na base da confiança e crença no sucesso daquela empresa.
Lucro
Lucro é o montante financeiro que sobrou daquilo que foi faturado, deduzidas todas as despesas operacionais e tributárias destinadas à produção e à venda, as quais a empresas tem que pagar. Essas despesas, conhecidas também como obrigações, são: salários, aluguéis, água, luz, telefonia, manutenções e todos os impostos diretos e indiretos.
M
Market Share
É o percentual de participação que uma empresa detém no seu ramo de atuação quando comparado a outras empresas, podendo também ser chamado de “quota de mercado” ou “participação no mercado”.
Marketing
Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.
Ela é uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.
O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias), realizada dentro de quatro eixos principais: preço, distribuição, comunicação e produto. Ele pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.
Marketing de Afiliados
É uma forma de publicidade on-line na qual o afiliado divulga produtos e serviços dos anunciantes em troca de uma comissão – que pode ser gerada por meio de cliques, por vendas e ações específicas, entre outros formatos de comissionamento.
Esse modelo de publicidade é uma alternativa extremamente interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma ótima ferramenta para Produtores que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos online.
Marketing Digital
Elemento essencial para qualquer empresa, especialmente as que estão começando.
O marketing digital engloba as ações de comunicação e interação online de uma empresa com o seu público, seja através do mobile, da internet ou dos meios digitais.
São ações de comunicação de uma empresa feitas por meio da Internet, celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.
Marketplace - Shopping Center Virtual
É um espaço virtual onde vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos.
Enquanto uma loja virtual só tem um dono, um marketplace abriga muitas lojas, de diferentes donos, que podem vender produtos iguais a preços diferentes. É um tipo de shopping center virtual.
Markup
Índice multiplicador utilizado sobre o custo de um produto e/ou serviço para a formação do preço final de venda, utilizando como variáveis as despesas fixas e variáveis, e a margem de lucro estimada.
Meetup
Encontro de integrantes de comunidades de startups ou empreendedores de pequenas e médias empresas, para discutir ideias, trocar experiências e aumentar o networking.
MEI
Sigla referente a Microempreendedor Individual.
Para ser um MEI é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
O MEI é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
Mentoring
Termo em inglês que significa “mentor, tutor”. É o profissional responsável que ajuda uma pessoa (ou um outro profissional) a maximizar seu conhecimento, aprimorando sua performance e se tornando uma pessoa melhor. O mentoring inclui, por exemplo, conversas, conselhos e debates.
O mentor é responsável por orientar as melhores decisões, propor ideias inovadoras e estruturar o plano de negócios.
Métricas
As métricas são sistemas que permitem mensurar o desempenho das ações de marketing de uma empresa, tendências e comportamentos do público.
Essas estratégias podem medir o resultado de uma campanha, melhores oportunidades de negócios e a resposta da clientela.
MVP
MVP é a sigla para Minimum Viable Product, podendo ser traduzido “produto mínimo viável”, ou seja, define qual o coeficiente mínimo para a viabilidade de determinado produto.
É uma técnica bastante utilizada no mundo empresarial, que consiste em lançar um produto com investimentos mínimos a fim de se verificar a sua viabilidade no mercado, antes de se investir verdadeiramente nele.
Portanto, seria uma versão teste de um produto (com funcionalidades básicas) através do qual se realiza testes como sua eficiência, utilidade, aceitação do consumidor, dentre outros.
N
NDA (Non-Disclosure Agreement)
É um acordo de confidencialidade sobre as cláusulas e informações da negociação entre as empresas e os seus investidores.
Esse sigilo é garantido através de contrato, que reforça que dados importantes não cheguem ao conhecimento público.
Networking
De uma maneira mais simples, é a rede de contatos e relacionamentos que os empreendedores conseguem manter com profissionais, fornecedores e potenciais clientes que podem beneficiar o seu negócio.
É um dos termos mais importantes do glossário do empreendedorismo, e um dos impulsos que as startups e microempresas precisam para o seu crescimento.
Newsletter
Boletim informativo comum em sites, que reúne e distribui posts e informações para os seus leitores e clientes.
O
Open Source
Um software de código aberto que pode ser utilizado para a criação de programas importantes no desenvolvimento tecnológico de uma empresa.
Outsourcing
É a expressão em inglês para o que conhecemos como terceirização.
Ou seja, é a ação na qual uma empresa é contratada para desenvolver uma área específica de outra empresa.
Em geral gestores contratam uma solução externa (mão de obra) para desenvolver alguns setores da organização.
P
Patente
O título de propriedade temporária sobre uma invenção, nome ou ideia, para evitar roubos e plágios.
É concedida pelo Estado, que pede aos seus criadores um documento detalhado com todo o conteúdo técnico do que está sendo protegido.
Pitch
Pitch é uma expressão inglesa que se refere a uma “curta apresentação de vendas”, despertando o interesse da parte envolvida com informações essenciais e diferenciadas.
É a breve apresentação realizada por empreendedores, principalmente para investidores, quando precisam mostrar o seu produto, a missão da sua empresa e o potencial do seu negócio. Visa atrair e convencer novos investidores ou clientes.
Como dito, deve ser curto (entre 3 e 5 minutos) e deve conter apenas informações relevantes e com capacidade de persuadir o investidor ou cliente em potencial.
Pivotar
Versão “abrasileirada” do termo inglês “to pivot”, que em outras palavras significa “girar ou mudar”. No mundo empresarial, quando um negócio pivota, ele está mudando, ou seja, girando em outra direção para alcançar resultados mais satisfatórios.
Plano de Negócios
O plano de negócios é um documento escrito que serve como base para gerenciar a empresa, com informações detalhadas do seu negócio, como o produto ou serviço que irá oferecer, futuros clientes, fornecedores, concorrentes, objetivos que devem ser alcançados e quais os caminhos precisam ser trilhados para alcançar o sucesso.
É importante destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.
O documento também deixará claro para você se o empreendimento é viável, considerando estratégia, mercado, operações e administração financeira.
Sem um plano de negócios você não tem objetivos iniciais escritos e não consegue medir seu sucesso após abrir as portas, pois você não tem base de comparação.
Player
Empresa que exerce alguma função em algum mercado.
Players de Mercado
É a definição para aquelas empresas que atuam de forma relevante no mercado no qual estão inseridas. Ou seja, são negócios capazes de mudar a perspectiva do ramo de atuação e região em que decidiram investir.
Essas empresas lideram, por sua produtividade, desempenho e retorno financeiro junto com seu patrimônio, o mercado ao qual esta inserida.
PME
A sigla que se refere as pequenas e médias empresas. Uma pequena empresa possui de dez a 49 funcionários. Já uma empresa de médio porte possui entre 50 e 249 funcionários.
Pricing
Etapa de definição de preços para os produtos/serviços a serem ofertados pela empresa.
Produto
Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Produto Digital ou Infoproduto
Produtos digitais são materiais produzidos em formato digital e distribuídos no meio online, como e-books, vídeos, músicas, apps e sites de membros.
Grande parte deles são educacionais e também são conhecidos como cursos online.
R
Resiliência
Resiliência é capacidade que temos de sermos flexíveis em momentos que estamos frente a dificuldades ou adversidades. Essa flexibilidade é construída por meio de um conjunto de crenças que possibilitam transcender os empecilhos da vida e prosperar um futuro com superação.
A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.
Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças estratégicas na pessoa para enfrentar a adversidade.
ROI
Sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português.
De uma forma mais simples é a relação entre o que foi investido e o lucro em ações e campanhas de marketing. Percentual de retorno em relação ao custo de um investimento.
É o percentual de retorno analisando-se o investimento realizado. Ou seja, observa-se o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento com base nos valores que foram aplicados.
Dentro da publicidade online, ROI é conceituado como o retorno do investimento com marketing e campanhas publicitárias. Sendo assim, o ROI indica qual o valor ganho com determinada campanha, ou seja, seu retorno para a empresa.
Role Model
É uma pessoa que serve como um modelo de sucesso para outras.
Royalties
É o valor cobrado pela utilização do nome e estrutura de uma empresa para os seus franqueados.
Esse pagamento costuma ser feito mensalmente e corresponde a uma porcentagem do faturamento dessas franquias.
S
SaaS
Do inglês Software as a Service (SaaS), ou Software como Serviço. Computação em nuvem em que empresas e demais usuários podem integrar processos, armazenar e compartilhar informações e dados numa única plataforma.
SEO (Search Engine Optimization)
Conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de sites e e-commerces em mecanismos de busca como o Google.
Serviço
Designa um tipo específico de bem com características de intangibilidade, isto é, sem existência física. Distingue-se, portanto, do produto, o qual apesar de ser também um bem, é um bem tangível. Outra forma de caracterizar um serviço (e de o distinguir de um produto) é pelo fato deste não poder ser armazenável, isto é, apenas é possível de ser consumido no momento em que está a ser produzido.
Exemplos de serviços são as atividades de transporte de pessoas e produtos, comércio de produtos, comunicações e telecomunicações, fornecimento de energia elétrica, apoio jurídico, apoio à gestão, atividades de educação, atividades de saúde e uma variadíssima gama de serviços pessoais.
Shareholder
Acionista da empresa.
Spin-off
Uma spin-off é o nome dado à criação de uma nova empresa através de outra empresa já existente, deixando de pertencer a esta última. Este termo serve tanto para definir os passos iniciais, a experiência, assim como a empresa pela origem da mesma.
No entanto, é possível chamar spin-off a uma empresa que foi criada através de outra já existe, ou quando é criada um nova empresa através de uma universidade ou instituto de investigação.
Spread
Taxa de risco.
Staff Meeting
Reunião de equipe.
Stakeholders
Termo inglês que pode ser traduzido como “parte interessada”. São todas as pessoas que possuem uma participação direta, ou indireta, na criação e dia a dia de uma empresa.
São todas as pessoas impactadas pelas estratégias da empresa, desde colaboradores, sócios, acionistas, fornecedores, funcionários e clientes até outros setores da sociedade como órgãos públicos e governamentais, e demais envolvidos.
Startups
Todo empreendedor já deve ter falado pelo menos uma vez sobre as startups.
Essa denominação tem sido amplamente utilizada para definir negócios iniciantes e com alto potencial de crescimento da área de tecnologia.
Suas principais características são nascerem de uma boa ideia e serem extremamente inovadoras.
A maioria dos empreendedores que escolhem desenvolver projetos nesse segmento conta com poucos recursos e uma equipe reduzida, tendo como aliados o seu próprio “feeling”, conhecimento, habilidades e coragem de se arriscar em um mercado incerto.
Status Quo
Expressão originária do latim que se refere ao estado atual de algo, seja em que momento for, podendo ser considerado um estado de equilíbrio.
Storytlelling
Contar a sua história de superação, de empreendedorismo. E uma forma de comunicar com o público através de histórias pessoais, histórias relacionadas aos produto ou serviço, superação e cases de sucesso etc.
T
Terceirização
Vide Outsourcing
Term Sheet
Documento que traz todos os termos e condições que fizeram parte do acordo entre empreendedores e investidores-anjo durante o processo de negociação.
Simplificando: são os contratos comuns a qualquer parceria que envolve investimento financeiro e de recursos.
Turnover
O termo turnover, também conhecido como “rotatividade de pessoal”, é um indicativo que mede a qualidade ou o contentamento dos funcionários no ambiente de trabalho, ou seja, a taxa de desligamentos da empresa em relação ao total de colaboradores.
V
Valuation
É o termo em inglês para a “avaliação” sobre o valor de mercado de uma empresa.
Esse processo é baseado em estimativas, sob as quais analistas recomendam a compra, ou não, das ações desse negócio na bolsa de valores.
Validação
É uma espécie de suporte e uma forma de aprovação do trabalho, atendimento e serviço oferecido por uma empresa.
É um exercício constante e o principal objetivo de negócios que estão começando, pois garante que o que estão fazendo está trazendo resultados, e segue no caminho certo.
VC (Venture Capital)
Tradução para ‘‘capital de risco’’, os VC’s são recursos investidos para financiar primeiros passos de uma empresa para que ela consiga se expandir; são os investimentos na fase inicial do empreendimento.
São, portanto, investimentos feitos em empresas iniciantes, mas que possuem expectativa de bom crescimento. Geralmente os investidores, ao injetar tais quantias, passam a ter direito de atuação nestas empresas. A razão é lógica: ele também possuem interesse no sucesso do novo empreendimento.
Trata-se de um capital importante, já que estas startups não dependerão do fluxo de caixa para se manterem no mercado, quase inexistente nessa fase inicial. Deste modo, possuem maior estrutura para se desenvolver e firmar no mercado.
Verticalizar
É uma estratégia de gestão cuja finalidade é produzir internamente tudo o que puder, reduzindo ao máximo a dependência de terceiros. Isso gera mais autonomia e domínio sobre a tecnologia utilizada.
W
Webinar
É uma das formas de comunicação mais recentes do mundo virtual.
A videoconferência possui apenas uma via e permite a interação entre usuários através de um chat, onde se pode enviar perguntas e comentários que são respondidas ao vivo pelo palestrante.
Esse tipo de “palestra virtual” tem sido muito utilizada por startups para compartilhar dicas e informações com o público e com outros empreendedores.
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