A cada dia mais e mais pessoas buscam como trabalhar em casa. E os principais motivos são a perda do emprego e a procura por independência financeira.
Os ‘freelas’ se destacaram nos últimos anos como umas das principais oportunidades para os profissionais ganharem dinheiro e contratantes conseguirem pessoas qualificadas para realizarem trabalhos, sem a necessidade de passar pelos longos processos de contratação.
Os ‘freelas’ não possuem vínculo empregatício formal entre os contratantes e candidatos.
Com a popularização da internet, a cada dia aparecem mais formas de ganhar dinheiro em casa, e utilizando apenas o um computador doméstico.
O freelancer online é a categoria que mais se destaca, possibilitando ao profissional trabalhar em casa e nos horários adequados a sua rotina.
Neste post de selecionamos 10 sites para trabalhar como freelancer. É recomendável que você se cadastre no maior número possível de sites para aumentar as chances de conseguir fechar com um contratante .

10 Sites para trabalhar como freelancer:
99 freelas
A plataforma é uma das maiores nacionais e tem oportunidades para profissionais de diversas áreas como TI, redação, SEO, design, marketing, vendas, entre outras.
Ao realizar a inscrição, o freelancer define as suas qualificações e as áreas em que deseja atuar. Em seguida, é possível pesquisar e se candidatar aos projetos disponíveis.
Sua proposta será avaliada pelo cliente e, caso o acordo seja firmado, o site possui garantia de pagamento e comissão.
Mas quem tem uma conta Premium, que é paga, recebe as vagas primeiro e ganha um certo destaque. Depois as vagas abrem para todos e qualquer um pode mandar uma oferta para o contratante.
O freelancer diz quanto vai cobrar e o seu prazo de entrega, não existe um valor pré estipulado pelo cliente, nesse momento, aparece para o candidato um valor médio de quanto os demais concorrentes estão cobrando, o freelancer para garantir a vaga deve cobrar valores dentro da média da concorrência.
Se fechar negócio, o site fica com 10% do valor.
Crowd
A Crowd oferece serviços em áreas como fotografia, redação, tradução, planejamento, design, áudio e vídeo, conteúdo, tecnologia e performance.
Somente empresas com CNPJ podem contratar serviços e pagam para ter um cadastro; já para o freelancer o cadastro é gratuito.
Ao abrirem uma vaga, são as empresas que analisam os “currículos” dos freelancers e entram em contato para fazer um orçamento.
Se o freelancer decidir se cadastrar na Crowd, poderá ter em sua carteira de clientes alguns dos maiores nomes de segmento do país, alguns dos nos nomes tem alcance internacional!
Se uma empresa procura por serviços na Crowd, sua principal preocupação não são os preços cobrados pelos freelancers, mas sim a qualidade do serviço oferecido, sendo assim, o freelancer poderá ganhar mais do que trabalhando para outras plataformas.
UpWork
O site é todo em inglês, então é recomendado que o freelancer tenha um conhecimento razoável da língua, a moeda utilizada para transações é o dólar americano.
São várias as áreas de atuação buscadas: desenvolvimento web, mobile e software; design e criatividade; suporte administrativo; TI; escrita; vendas e marketing; tradução; engenharia e arquitetura; jurídico; entre outros.
Ele funciona como a maior parte dos sites para freelancer, onde o profissional se cadastra e procura um serviço de seu interesse em uma lista, entra em contato com o cliente e envia sua proposta.
Se ele gostar de sua proposta vai te chamar para conversar via sistema de mensagem do UpWork. O UpWork trabalha com um sistema de conexões. Essas conexões são “créditos” para o freelancer poder enviar propostas para clientes. A cada proposta enviada, é consumido em média 2 conexões.
O freelancer tem um número limitado de conexões por mês que se não forem todas utilizadas dentro do mês, elas acumulam para o próximo período.
Freelancer.com
O Freelancer.com é uma plataforma mundial, está presente em mais de 200 países, mas possui uma versão disponível totalmente em português brasileiro.
Oferta uma grande quantidade de serviços em áreas como: desenvolvimento de software, mobile, redação, tradução, design, engenharia, processamento de dados, vendas, marketing, contabilidade e serviços jurídicos.
O cadastro pode ser feito gratuitamente, contudo existe uma versão Premium que oferece maiores benefícios aos usuários.
Um de seus destaques é a possibilidade que o freelancer tem de certificar as habilidades através de provas e testes disponíveis no próprio site e assim se destacar perante os potencias clientes. O principal ponto negativo é a alta concorrência existente entre milhões de profissionais. Sendo assim, mais difícil de se destacar.
GetNinjas
O Getninjas é uma das maiores plataformas para contratação de serviços do Brasil, e uma das mais práticas também.
No GetNinjas não existe pagamento de mensalidade e nem para se cadastrar. O profissional só investe em serviços de seu interesse e fica com 100% do valor do serviço.
A pessoa baixa o App do Getninjas e se cadastra, colocando seus dados e suas habilidades. Do outro lado, alguém precisando de um determinado serviço, faz o anúncio, e através do Gps, a pessoa tem acesso a profissionais cadastrados próximos a ela. O cliente pode entrar em contato com o profissional que envia um orçamento, combinando o valor, ou a forma de trabalho diretamente um com o cliente.
A variedade de serviços oferecidos é bem maior do que os outros sites mais conhecidos, abrangendo os já clássicos serviços de TI design e comunicação, mas também outros como por exemplo reformas, aulas, saúde, serviços domésticos e assistência técnica.
Fiverr
O Fiverr é conhecido por trabalhos curtos e rápidos, seu funcionamento é um pouco diferente dos demais, não existem listas de ofertas de trabalhos, neste site, os profissionais criam seus perfis e pequenos murais oferecendo seus serviços, e criam pacotes com diferentes preços, o mínimo cobrado no site é 5 dólares.
No Fiverr são os empregadores que buscam os freelancers, de acordo com as necessidades deles e com os pacotes disponíveis na rede.
Por exemplo, um profissional que você edita vídeos oferece o pacote básico com uma edição de vídeo até 5 minutos por 5 dólares, no pacote pro você edita até meia hora por 20 dólares, e no pacote standard oferece até uma hora de edição por 50 dólares.
Clientes interessados em edição de vídeos entram no site, e procuram por profissionais para seus trabalhos, não é o freelancer que vai atrás do cliente, é o cliente que vai atrás do freelancer.
No Fiverr existe muita concorrência entre os freelancers que já realizaram mais serviços, que possuem boa qualificação, estes já têm uma boa visibilidade; desta forma o iniciante deve procurar maneiras alternativas de se destacar, entre elas iniciar seus trabalhos com preços mais baixos.
Workana
É o maior site latino para troca de 'freelas' e tem cadastro gratuito, embora você possa assinar um plano premium para ter vantagens diante dos seus concorrentes. A plataforma tem uma navegação superfácil e disponibiliza ferramentas que auxiliam no controle do fluxo de trabalho do 'freela' e permite que o cliente acompanhe o andamento do projeto.
A dica é escrever propostas específicas para cada tentativa, analisando o perfil do cliente e convidando-o a visualizar o seu perfil e conhecer o seu portfólio.
O Workana oferece um grande número de oportunidades para profissionais de diversas áreas, mas os mais procurados são: web designers, designers gráficos, programadores, profissionais diversos da TI, tradutores e produtores de conteúdo.
Trampos.co
As vagas do Trampos.co são voltadas para as áreas de comunicação e tecnologia da informação.
Para ver as oportunidades disponíveis não é necessário se cadastrar, mas para se inscrever nos processos seletivos é necessário que o usuário se cadastre.
O Trampos.co é pode ser utilizado tanto por 'freelas', quanto por aqueles que buscam uma vaga de emprego fixo.
Como diferencial, a ferramenta não realiza cobranças ao candidato, mas aos recrutadores. Há possibilidade de criar uma conta Premium, mas ela é totalmente opcional.
TranslatorsCafe
Para quem precisa de serviços de Tradutor, Intérprete, Editor, Artista de Voz ou um Especialista Multilíngue em Editoração Eletrônica
Esta plataforma é voltada especialmente para quem trabalha com traduções de textos e artigos.
Bem diferente das demais, nela o freelancer terá a oportunidade de conhecer seu contratante, ver o nome da empresa, e como é algo mais profissional, muitas das vezes exigirá seu portfólio ou currículo para mostrar seus trabalhos, ou provar que você tem conhecimento na área, mas ainda assim é uma plataforma muito interessante para quem já tem um conhecimento em traduções, e procura o lugar certo para trabalhar com isso.
VinteConto
O site, como sugere o nome, oferece milhares de serviços a partir de 20 reais. O seu diferencial é que a plataforma possui preços fixos de R$ 20,00 para serviços que em outas plataformas seriam bem mais caros.
E para Freelancers também tem o lado bom, pois você consegue fazer mais trabalhos e assim acumular mais dinheiro.
Muitos Sites na internet oferecem basicamente o mesmo tipo de serviço, eles ligam o profissional, ao cliente, ou oferecem formas de você se cadastrar como profissional, e procurar entre diversos anúncios de projetos, um trabalho que esteja dentro das suas capacidades.
O VinteConto é muito intuitivo, antes mesmo de efetuar o seu cadastro, você já pode ver anúncios de pessoas que precisam de um profissional para um projeto, e caso se enquadre no perfil que aquela pessoa procura, você pode se cadastrar e enviar uma proposta em poucos minutos.
É realmente uma mão na roda tanto para quem quer procurar, quanto para profissionais que queiram trabalhar como freelancer.
O VinteConto surgiu para preencher as necessidades dos empreendedores que usam o marketing para divulgação na internet. Empresa está no mercado desde dezembro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário